Febre Emocional

Também conhecida como febre psicogênica, ocorre quando a temperatura corporal sobe quando a pessoa se encontra em situações de estresse, medo ou outras situações que afetam seu lado emocional.

O aumento de temperatura vai causar uma sensação de calor intenso, sudorese, dor de cabeça, entre outros possíveis sintomas físicos.

A febre emociona vai aparecer de forma mais comum em pessoas portadoras de crise de ansiedade generalizada, síndrome do pânico, entre outras doenças emocionais, mas também pode surgir em questões emocionais mais corriqueiras, como em crianças em período de adaptação em uma nova escola, por exemplo.

Por se tratar de uma questão emocional, a febre psicogênica é de difícil diagnóstico. Normalmente acaba sendo diagnosticada após todos os exames físicos apontarem para a ausência de inflamações ou infecções e nesse ponto o médico psiquiatra, através de análise clínica do paciente identifica a doença.

Nesse ponto, o médico vai analisar qual transtorno pode estar causando a febre e passar a medicação de acordo com cada caso, por exemplos ansiolíticos para acalmar e aliviar o estresse.

Além dos sintomas que escrevi acima, outros sinais devem ser observados para o correto diagnóstico, como vermelhidão na pele, cansaço excessivo sem motivo aparente e transtornos do sono.

E é importante lembrar aqui que o fato da pessoa apresentar esses sintomas não significa que ela tem febre emocional, ela deve ser levada ao médico, pois pode ser uma febre comum causada por infecção ou inflamação e podem demandar atenção diferenciada.

A causa dessa febre é a reação do cérebro ao estresse, de coisas mais graves, até as mais simples, como falar em público, por exemplo, que aumenta a temperatura corporal, fazendo os vasos sanguíneos se dilatarem, causando a vermelhidão no rosto, por exemplo.

Como escrevi acima, a febre emocional pode atingir desde crianças, até os mais maduros, sem distinguir gênero ou idade.

E o tratamento, além do acompanhamento médico e medicamentoso, deve ser feito com o psicólogo, para resolver os problemas emocionais, como a crise de ansiedade, ou até mesmo a timidez, a fim de evitar o aumento da temperatura do corpo e fazer com que o indivíduo tenha uma vida mais tranquila, sem problemas emocionais e sem febre.

Anda ficando literalmente com a cabeça quente demais?

Faça terapia!