A autossabotagem é um problema que atinge pessoas que têm medo do sucesso, de conquistas e acabam optando por não correr riscos e nem assumir novas e mais importantes responsabilidades. Vamos imaginar uma pessoa que não se sente atraente, mas na verdade tem medo de rejeição. Essa pessoa vai começar um regime, vai aos poucos ver o resultado e assim que perceber o objetivo se aproximando, vai sabota a dieta para não ter que correr o risco de continuar se sentindo rejeitada, mas agora sem seu motivo principal Profissionalmente a recusa de uma promoção na carreira por ter medo de não capaz de lidar com as pressões e obrigações da nova função.
Um dos principais fatores para que a autossaboagem ocorra vem da infância. País, parentes e até colegas da escola que desestimulam o indivíduo, tecem críticas destrutivas o tempo todo e o fazem acreditar que ele nuca terá sucesso na vida são os responsáveis indiretos para que o Sujeito duvide o tempo todo de si mesmo. Quando todos valorizam demais os erros e tratam as pequenas vitórias como obrigação, o fracasso se enraíza como parte da pessoa, a impedindo de acreditar que coisas boas podem acontecer com ela.
Esse problema gera uma zona de conforto quando o indivíduo atinge um objetivo mínimo fazendo com que ele se sinta bem e não veja motivos para querer sair dela, melhorar, expandir, se sobressair.
Não existe nada melhor do que um processo terapêutico para que os sintomas da autossabotagem sejam analisados, tratados e o indivíduo possa acreditar em seus talentos, suas habilidades, que o sucesso é possível e que evoluir faz parte do ser humano.
Derrubar crenças pessimistas, aprender a correr riscos, acreditar que pode ser feliz e que isso não é um problema, sair da zona de conforto e conhecer um novo eu.
Se você quer, pelo menos lute para ter, não tenha medo de não conseguir, todos estamos aqui para encontrar a felicidade!
Precisa ter mais coragem para enfrentar o sucesso? Entre em contato!
Boa Semana e até a próxima!