Insônia

A insônia é um distúrbio relativamente comum e que atrapalha as pessoas mais do que se imagina.

E isso porque ela atrapalha o que existe de mais importante e precioso, a qualidade de vida.

Ao afetar a capacidade do indivíduo para adormecer, ou impedir que o sono seja contínuo fazendo com que a pessoa acorde várias vezes durante a noite, a insônia traz o cansaço já no início do dia, tirando o humor e a energia daqueles que precisam trabalhar, estudar, ou fazer qualquer outra atividade.

Praticamente todo mundo já teve algumas noites de insônia durante a vida, mas para algumas, a insônia é crônica, durando um período contínuo e grande de tempo, muito maior do que o normal.

Quando isso acontece, é necessário checar se não houve o início de uso de uma nova medicação, passada por um médico ou não, ou o surgimento de alguma doença.

Comumente a insônia é causada por estresse, seja ele advindo do trabalho, das relações familiares entre outros. Como o pensamento é algo involuntário, esses casos tendem a manter a mente ativa durante a noite fazendo com que dormir seja muito difícil.

Pessoas com ansiedade e depressão em níveis de transtorno também são propensas a insônia. No caso da ansiedade, por exemplo, a expectativa da insônia é uma das grandes causadoras dela mesma. A pessoa já se deita imaginando o sofrimento que será não dormir e isso alimenta a ansiedade e por si só, causa a insônia.

Por fim, mas não tão grave, as mudanças de rotina também causam a insônia, tais como alteração no horário de trabalho e mudanças de fuso horário.

Apesar de ser algo comum em qualquer pessoa, a insônia atinge mais mulheres do que homens e mais idosos do que jovens. No caso das mulheres o ciclo hormonal é o maior responsável, no caso dos idosos o surgimento de doenças e o maior cansaço durante o dia são os principais motivos da falta de sono ou dificuldade para manter o sono durante a madrugada.

Para dormir bem não há nenhum remédio milagroso e sim um remédio diário, que é manter a mente limpa, a tranquilidade nos seus atos e atitudes e certeza de que durante o dia não fez nada que o impeça de ficar com a consciência tranquila enquanto está com a cabeça no travesseiro!

Portanto, não procure por conta própria nas prateleiras das farmácias remédios para dormir bem, pois na maioria das vezes eles no máximo vão agir como um placebo que vai lhe trazer  uma falsa tranquilidade, mas também podem causar  efeitos colaterais indesejados, como em qualquer outro caso de automedicação, que aliás será tema de um outro artigo, para um outro dia.

Enquanto isso, boa Semana!