Resiliência

Resiliência é a capacidade psicológica que cada indivíduo tem para lidar com seus problemas, obstáculos, conseguir se manter sereno e tranquilo em situações adversas e de estresse.

A pessoa resiliente não permite que os fatores externos negativos pendam a balança do equilíbrio da vida, pois ele toma suas decisões sem ser afetado pelo estresse e nem pela tensão gerada por esses acontecimentos. Sua força emocional não se abala e a pessoa sabe que é capaz de passar pelas dificuldades sem afetar o seu bem-estar e consequentemente sua qualidade de vida.

Além disso. O sujeito resiliente se adapta mais facilmente às situações, por ser confiante não tem medo de errar e se errar sabe lidar com as consequências, além de ter controle total sobre sua vida.

A resiliência não é uma aptidão inata, ela se desenvolve em algumas pessoas com o passar do tempo, com o ambiente e com a proximidade de pessoas bem resolvidas.

Uma criança que tem os pais resilientes, tem uma chance bem maior de ser resiliente também. Os que precisam se tornar tem um caminho maior para chegar ao ápice do desenvolvimento necessário para ter essa qualidade.

O primeiro e mais importante passo é controlar as próprias emoções. Assim a pessoa consegue resolver seus problemas de forma mais rápida e eficaz, encontrando assim mais tempo e consequentemente melhorando a qualidade de vida.

Você vai descobrir que está no caminho certo quando seu foco de atenção estiver treinado, ou seja, quando você focar na resolução e não no problema, se seu pensamento está andando em conjunto com a sua ação e se você sabe perfeitamente o que e porque está agindo da forma que escolheu.

Outro ponto fundamental é desenvolver a empatia, entender o que se passa com as pessoas que fazem parte do seu círculo pessoal e social. Respeitar as opiniões do outro, escutar, aprender os valores e crenças do outro, mesmo sabendo que isso não vai afetar os seus. Ao ser empático você economiza a energia que hoje pode estar gastando para discutir, tentar convencer o outro a ter a mesma opinião que a sua e etc.

Autocontrole e positividade são necessários para ser assertivo nas decisões, portanto cultive esses hábitos. Procure respirar ao invés de colocar energia desnecessária e ofensiva para fora. Acredite e atue para que as coisas melhorem, tenha fé, mas tenha atitude e mantenha sempre essa direção.

Seja mais criativo. Não insista nas decisões antigas que não deram certo, mude de postura e tente de novo, de outra forma. Fazendo isso, vai encontrar a resolução da maioria dos seus problemas.

Aprenda a fazer sua parte e ter consciência de que em determinadas situações uma parte pode depender do outro e talvez outra parte do tempo, lugar e espaço.

Por último, não transforme tudo em problema, não acredite no azar e nem se deixe levar pelo pessimismo.

E se ainda assim não se sentir pronto, volte ao começo desse artigo e leia tudo de novo!

Foco, persistência e assim com certeza você se estará mais resiliente semana que vem!