Teste Vocacional

Ter dúvidas sobre qual carreira seguir é absolutamente comum e não apenas para os jovens saídos do ensino médio para encontrar a faculdade correta.

Mesmo os já formados, mesmo aqueles que não tiveram oportunidade de seguir um curso superior, tem dúvidas sobre qual carreira poderiam seguir.

Hoje em dia, ao digitar no Google “Teste Vocacional”, você vai encontrar uma enxurrada deles, gratuitos e, claro, sem nenhuma possibilidade de serem levados à sério.

O ideal é procurar um profissional ou empresas de recursos humanos especializadas neste trabalho.

Contudo, hoje em dia o teste vocacional, por si só, não é utilizado para sugerir uma carreira a ser seguida. Existem muitas variáveis particulares e pessoais que envolvem uma decisão tão importante.

Então, hoje a orientação vocacional é muito mais valorizada do que o teste vocacional.

Devo ressaltar que, independente da orientação, a decisão final será sempre da própria pessoa. Contratar o trabalho de orientação vocacional não significa que a responsabilidade da escolha de um curso superior é do profissional ou da empresa contratada. O trabalho existe para auxiliar o cliente a tirar suas dúvidas, fortalecer sua certeza e entender quais são as opções que se encaixam com a sua personalidade.

Nem sempre a aptidão é sinônimo de sucesso financeiro ou reconhecimento profissional e sim uma forma de encontrar junto com o curso e posterior trabalho, a satisfação pessoal.

Ao finalizar o trabalho da orientação o contratante não receberá uma ordem para fazer o curso “A” ou “B” e sim refletir sobre suas habilidades e facilidade para lidar com esses cursos e sua carreira.

A orientação além de ajudar na escolha da carreira, ajuda a pessoa a se conhecer um pouco melhor e a entender os caminhos que está seguindo.

E por quê hoje em dia esses testes vocacionais não são mais aplicados e bem aceitos pelas empresas mais destacadas do mercado?

Porque a empresa vai querer conhecer a candidato na sua essência e não apenas suas ideias e se essas ideias são condizentes com a necessidade da empresa. A personalidade pode ser mais importante do que a aptidão. É mais fácil aprender uma profissão do que mudar um comportamento.

Tem dúvidas sobre seu futuro, sua carreira, suas habilidades e aptidões?

Conheça melhor a si mesmo! Consulte opções para o trabalho de orientação vocacional!

Preencha seu formulário no site www.psicologoelsopini.com.br