Ética Profissional

Assim como em qualquer profissão, nós, psicólogos, temos um código de conduta ética que precisa e deve ser seguido.

Aliás, a ética é fundamental e necessária também para as pessoas em seus ambientes pessoais.

Abaixo vou transcrever alguns dos pontos mais importantes do código de ética que os profissionais da área de psicologia devem seguir.

“O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.”

Isso significa que o profissional de psicologia não pode colocar seus próprios valores morais à frente dos direitos de igualdade e liberdade. Um profissional não pode ter nenhum tipo de preconceito ou discriminação de pessoas. No trabalho da linha humanista, além de precisar ter a mente aberta para tudo, o terapeuta, ao trabalhar com a empatia, precisa estar preparado para sentir e internalizar tudo o que qualquer paciente sinta, pense e expresse.

“O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.”

Nosso principal trabalho é garantir a melhora na qualidade de vida das pessoas. E nossa obrigação lutar para combater qualquer tipo de julgamento ou preconceitos.

Dentre as responsabilidades do psicólogo, as mais importantes são:

“Assumir responsabilidades profissionais somente por atividades para as quais esteja capacitado pessoal, teórica e tecnicamente;”

Ou seja, o profissional não pode prestar serviços em todas as áreas da psicologia, exceto se tiver feito especialização em todas, o que é muito difícil.

No meu caso, tenho a especialização apenas no atendimento clínico e empresarial. Não posso trabalhar com psicologia hospitalar, esportiva ou escolar, por exemplo.

“Prestar serviços psicológicos de qualidade, em condições de trabalho dignas e apropriadas à natureza desses serviços, utilizando princípios, conhecimentos e técnicas reconhecidamente fundamentados na ciência psicológica, na ética e na legislação profissional;”

Aqui, entende-se que o profissional não pode trabalhar baseado apenas em suas ideias e vivências. Ele precisa ter o conhecimento específico das teorias que segue e o embasamento para ouvir e saber retribuir de forma técnica e científica esse conhecimento para o paciente.

O Código é extenso e deve ser entregue ou enviado ao Paciente sempre que houver dúvidas.

Fiquem atentos!

Boa Semana!