O desenvolvimento psicomotor é um processo contínuo durante o qual se dá a evolução da inteligência, da comunicação, da sociabilização, das emoções e da aprendizagem de forma geral e simultânea. Acontece por etapas de tempo e idade e depende da maturação do sistema nervoso central. Todas as crianças passam por todas as etapas, contudo o ritmo na aquisição varia de uma para a outra.
Quando um indivíduo nasce, tem apenas reflexos primitivos, que mais tarde, com o desenvolvimento se transformam em movimentos voluntários. Estes reflexos, inatos em todas as crianças, permitem ao bebé realizar as funções básicas de respirar, comer, e virar a cabeça procurando o peito materno para se alimentar.
Nos dois primeiros anos de vida, o desenvolvimento da motricidade e da psique simultaneamente sobrepõem-se pelos desenvolvimentos sensorial, motor e cognitivo, que juntos formam o desenvolvimento psicomotor.
Os fatores primordiais para o desenvolvimento são: Fatores genéticos, meio ambiente onde ocorre o crescimento e o gênero do bebê. Os fatores genéticos são a tudo aquilo que é herdado dos pais. Porém, em função do meio em que o bebé cresce, aprenderá rapidamente o que lhe é ensinado.
Por isso é fundamental proporcionar à criança um ambiente estimulante, no qual ela possa brincar, explorar e interagir, pois só assim oferecemos a melhor oportunidade para ela adquirir rapidamente conhecimentos.
O gênero tem influência sobre o modo como um bebé vai se desenvolvendo porque geneticamente e de modo geral, meninas têm tendência a ter maior facilidade para aprender a linguagem, enquanto os meninos são geneticamente mais hábeis no desenvolvimento da motricidade.
No início, a aprendizagem é muito global, isto é, a criança aprende de forma simultânea a deslocar-se, a prestar atenção ao que lhe dizem, a estabelecer um vínculo com a figura de afeição, etc.
Com o passar dos meses, é possível estimulá-lo de forma mais direcionada
Podemos estimular apenas a sua motricidade, a linguagem ou a percepção, e assim sucessivamente com todas as capacidades.
Sabemos que cada indivíduo é único e, portanto, cada um tem seu tempo para adquirir as capacidades psicomotoras, mas todos eles passam por todas as fases de desenvolvimento que chega aproximadamente aos 2 anos de idade.
Obrigado pela leitura e boa semana para vocês!