Discriminação

Tratar pior, ou de maneira injusta uma pessoa por causa da sua cor, classe social, ou posição profissional são formas de discriminação.

Além de ser uma atitude deplorável, em muitos casos a discriminação é uma enorme falta de conhecimento, pois ela sempre caminha ao lado do julgamento e a grande maioria das pessoas não sabe julgar, não deve julgar e não tem direito de julgar alguém.

Quantas grandes amizades não puderam existir por causa da discriminação. Porque quem discrimina não dá a oportunidade para a outra pessoa mostrar algo mais do que a face e suas roupas.

Quantas vendas foram e continuam sendo perdidas porque vendedores se acham capazes de adivinhar se o cliente humilde que entra na loja pode ou não comprar alguma coisa.

Aqui lembro de um amigo, que deixou de comprar uma picape 4X4 em uma loja, na qual foi desprezado pela roupa que vestia, enquanto em outra loja o vendedor fez feliz a comissão do dia, por não dar importância à aparência.

Me lembro com tristeza para todas as “caras viradas” pra mim quando entrava em algum lugar com meu cabelo comprido e minhas roupas pretas, na minha época de metaleiro, pessoas essas que não sabiam quem eu era, o que me tornaria, o que eu estudava, onde trabalhava e etc., mas me discriminavam pela minha aparência.

Imagino, pois não posso sequer me colocar no lugar de pessoas que sofrem com a discriminação ainda no dia de hoje. Mulheres, jovens tatuados, gays, negros que não conseguem emprego, mesmo indo bem na entrevista, mas que não se enquadram na “imagem” da empresa.

Estamos quase em 2020 e muitas coisas melhoram nos últimos 40 anos, mas ainda assim falta muito para termos uma sociedade justa, humana e sem preconceito e discriminação, onde os valores das pessoas sejam respeitados e aceitos, sem pré-julgamentos ou julgados pelos valores de quem vive vidas completamente opostas.

O Mundo precisa de amor, de união, de paz, de harmonia e nada disso será possível se ainda existir o ódio às ideias diferentes, se ainda houverem aqueles que se acham no direito de definir o que é certo e o que é errado e não abrir mão dessa que é mais falsa de todas verdade.

Somos todos humanos, somos todos iguais, exceto pela falta de humanidade em alguns de nós.

Boa Semana!