Uma boa alternativa para a terapia individual, é a terapia em grupos.
Ainda não há viabilidade para o atendimento on-line em grupos, apesar de sabermos haver tecnologia disponível, mas por enquanto, os encontros precisam ser presenciais.
A terapia em grupo é bastante indicada para pessoas com timidez, problemas com a comunicação, que tem dificuldade para falar de si mesmos e expor seus sentimentos.
Os primeiros passos são difíceis, justamente pelos motivos que a fazem ser indicada, pois falar e se abrir com estranhos é um processo que demanda tempo, confiança e coragem.
Os grupos são compostos por pelo menos três pessoas e não devem passar de dez pessoas, caso o espaço permita esse número de participantes.
Assim como na terapia convencional, os encontros são semanais, mas com uma duração maior, na maioria dos casos 90 minutos.
Além de compartilhar seus problemas e dores, a terapia em grupo proporciona aos participantes troca de experiências e principalmente encontro de apoio por parte de todos os pacientes.
Cabe ao psicólogo, além de conduzir e mediar as sessões, apoiar os participantes e cuidar para que no grupo não existam pessoas destrutivas, ou mal intencionadas, que queiram fazer parte dele apenas para menosprezar ou desrespeitar os demais participantes.
Isso é muito importante, porque a maior dificuldade das pessoas em procurar esse tipo de atendimento é justamente a vergonha ou medo de expor seus sentimentos e um indivíduo destrutivo pode acabar de vez com a estima deste participante.
Com o tempo e com a empatia entre os participantes, o medo e a dificuldade se dissipam e todos do grupo se mostram dispostos a ouvir, ajudar e fundamentalmente, não julgar. É comum, com o passar das sessões, que os pacientes percebam problemas similares entre si e isso facilita a compreensão, aceitação e entendimento dos problemas.
Existem também grupos já pré organizados em que os pacientes obrigatoriamente são colocados juntos por terem a mesma questão para ser resolvida, como por exemplo grupo de pacientes obesos em busca de ajuda para cuidar da saúde, grupo de gestantes que tiveram depressão pós parto depois do primeiro filho, grupo de pessoas recentemente enlutadas e etc.
Além de todas essas vantagens, ainda existe a questão do custo mais baixo por paciente. O valor pago por cada um é por vezes 1/3 do valor pago na sessão individual.
A terapia em grupo é uma boa maneira de se conectar consigo, interagir com outras pessoas e se cuidar de forma mais econômica!
Boa Semana!