Todas as profissões regulamentadas precisam ter algumas normas que devem ser seguidas pelos profissionais.
Quando essas normas são desrespeitadas, o cliente, consumidor ou paciente tem o direito de abrir uma reclamação contra esse profissional e cabe ao conselho de cada classe avaliar se essa reclamação é fundamentada e, em caso positivo, aplicar as sanções necessárias para que o profissional não volte a cometer os mesmos erros, ou em casos muito graves, perca o direito de trabalhar na profissão para a qual estudou.
Nós, psicólogos, precisamos seguir os preceitos determinados em nosso código de ética, que fica disponível, online, para o conhecimento de todos os pacientes e pessoas que por ventura se interessem em começar um atendimento.
Em casos nos quais o profissional seja considerado culpado, mas não por erro grosseiro e que não tenha causado nenhum dano maior ao paciente, ele recebe uma advertência, mas pode corrigir seu erro e continuar trabalhando normalmente.
Se for um caso um pouco mais grave, pode haver uma multa a ser recolhida para o Conselho e de acordo com o agravante, pode receber sanções mais duras, como a censura pública, ou seja, o nome do profissional é publicado e divulgado em mídias, deixando exposto seu erro e com a necessidade de um pedido de desculpas públicas.
Depois vem a suspensão temporária, por 30 dias e, como exposto no início, em casos muito graves, a cassação do direito de trabalho.
Por se tratar de um trabalho subjetivo, é muito importante a apuração dos fatos por pessoas especializadas ara que não exista injustiça ou sanções equivocadas.
Os maiores cuidados a serem adotados pelos profissionais, são sempre o sigilo e isso das técnicas adequadas para o trabalho.
Enquanto isso, é preciso por outro lado, tomar cuidado com a interpretação errônea de pacientes que imaginam a sessão de terapia como um oráculo onde encontrarão respostas prontas, previsões do futuro ou conselheiros que vão lhes dizer o que fazer, tentado assim se livrar de possíveis problemas causados por suas próprias atitudes.
Para conhecer o Código de Ética dos psicólogos, pode acessar o link abaixo:
Boa Semana para todos!