Pode parecer uma afirmação estranha, mas muitas pessoas tem medo da felicidade.
Isso acontece, principalmente em casos de baixa autoestima e falta de amor próprio.
As pessoas que sofrem com essa situação normalmente se acomodaram em um lugar de “desconforto confortável”, na qual passam o dia reclamando da vida, das coisas, dos outros e deixam a própria vida de lado, convenientemente.
Outro fator é o medo do fracasso. Quando uma pessoa acha que vão vai conseguir atingir determinados objetivos de vida, seja na parte afetiva, ou na parte profissional, acaba se auto sabotando para nem precisar justificar o fracasso que ela já espera.
Por exemplo, uma pessoa que gostaria de fazer uma corrida de rua de 15km, sonha com isso, se vê em holofotes e etc. Mas duvida da sua capacidade, tem medo de não conseguir e se imagina sendo julgada e sentindo muita vergonha por não ter conseguido. O que essa pessoa faz? Negligencia o próprio corpo, come demais, engorda e assim justifica para si e por vezes para o outro que só não corre porque está fora do peso, não consegue treinar e etc…
Mesmo com incentivos e ajudas, a pessoa que tem medo de ser feliz não desiste das suas reclamações e não faz absolutamente nada para ser diferente.
Sempre culpa o mundo, o tempo e outras pessoas por sua infelicidade, mas não admite seus erros e não se esforça para atingir objetivos.
Profissionalmente são aquelas pessoas que por fora nutrem inveja dos colegas que são mais bem sucedidos, fazem fofoca com outros colegas, criam teorias sobre o companheiro e seus superiores, mas internamente, as vezes até inconscientemente, sentem-se aliviadas por não ter que assumir uma nova responsabilidade.
Afetivamente, essas pessoas normalmente nutrem um amor platônico por alguém inatingível, ou que se torna platônico pela falta de atitude e coragem. Sempre acham que as pessoas de quem gostam são boas demais para eles, mas nada fazem para melhorar, na verdade, pelo contrário, assim como no exemplo da corrida, sabotam a si mesmos para poder culpar o corpo, a forma física e até mesmo o baixo salário ou cargo considerado inferior para argumentar que nem adiantaria tentar nada para conseguir o objetivo.
Outra dificuldade de quem não consegue ser feliz é sempre reclamar de abandono, solidão, mas também reclama quando alguém aparece para uma visita ou avisa que vai fazer a visita.
Eles sempre acham problemas, dificuldades e reclamam, como reclamariam se não houvesse ninguém indo.
Enfim, sem tratamento, sem perceber o que está acontecendo e sem vontade de mudar, essas pessoas nunca terão oportunidade de encontrar a verdadeira felicidade. Se você leu e se enxergou em algum pedaço do texto, ou reconheceu alguém próximo, procure ajuda! Obrigado pela visita ao blog e até semana que vem!