Cada vez mais se torna imprescindível falarmos sobre a saúde mental. E no mês de setembro, especificamente, o foco é para os suicídios, que vem aumentando frequentemente, não só no Brasil, como em todo mundo.
Aqui no Brasil, a cada dia mais de 30 pessoas tiram a própria vida e a maioria apresenta duas condições, doenças ou transtornos mentais e viciados em algum tipo de substância.
Dentro dos transtornos, o com o maior número de casos é a depressão, seguido do transtorno bipolar.
Isso é fácil de entender, porque até hoje muitas pessoas ainda não aceitam a realidade e julgam a depressão como “frescura”, “preguiça”, entre tantas outras coisas, o que dificulta a procura por tratamento e a aceitação do problema.
No mundo o suicídio é a segunda maior causa de morte nos jovens entre 15 e 29 anos.
Ao contrário do pensamento generalizado, o suicídio fala mais sobre a sociedade, a família em que o indivíduo vivia do que sobre ele mesmo. As pessoas que fazem parte de grupos mais vulneráveis e que sofrem preconceito representam um número bastante superior, quando comparados com a população em geral.
Uma sociedade com a maioria das pessoas preconceituosas, que julgas ao invés de acolher, que excluem ao invés de incluir, que são ignorantes a ponto de não entender a gravidade das doenças mentais, mas se acham capazes de definir sua cura, está fadada ao fracasso.
Por isso é fundamental que pessoas esclarecidas, conscientes e com a mente aberta divulguem a campanha, que conversem, que sejam a voz que muitas pessoas precisam ouvir par salvar suas vidas.
Precisamos ficar atentos à alguns sinais, dar atenção a frases que podem ser despretensiosas, mas que gritam o pedido de socorro em suas entrelinhas. E precisamos agir, divulgar e orientar para que cada vez mais pessoas entendam que a depressão é uma doença e que como toda doença, precisa de tratamento. Para eles, psiquiatria e psicologia, para os que não acreditam e julgam, infelizmente não existe, ainda, remédio contra a ignorância.
Para entender melhor, leiam essa historinha que eu criei falando sobre a depressão:
Boa Semana e Divulguem o Setembro Amarelo! Este simples ato pode salvar vidas!