Amaxofobia

Apesar do nome difícil, essa fobia é uma das mais comuns que existe. O chamado “medo de dirigir”. E não é um medo comum, em uma situação de perigo, excesso de chuva, ou neblina, por exemplo. É um medo irracional e excessivo, que causa alterações físicas e enorme ansiedade no indivíduo.

Em casos mais extremos, inclusive, o medo não é apenas de dirigir, mas até mesmo de entrar em um veículo, prejudicando demais a qualidade de vida que quem é portador da fobia.

Quando acometido pelo transtorno, o individuo tem a sensação de que se for dirigir, vai bater o carro, atropelar alguém, deixar o carro morrer no meio do trânsito, entre outras coisas.

Estima-se que duas a cada cem pessoa aptas a dirigir um carro possuam amaxofobia. Em alguns casos ela vem acompanhada de outas fobias, como a claustrofobia, por exemplo.

Não há como definir as causas exatas para essa fobia, mas o mais comum é que ela seja causada por experiências traumáticas vividas ou presenciadas pelo sujeito, tanto na infância, como na adolescência ou fase adulta, uma vez que a amaxofobia pode surgir mesmo em pessoas já habilitadas há bastante tempo.

Sofrer ou assistir a um acidente grave, ou um sequestro no qual fica preso no porta-malas ou como refém dentro do carro, pode causar o transtorno.

Alguns sinais indicam a presença da amaxofobia. O perfeccionismo é um deles, quando você percebe que o condutor fica ansioso com qualquer pequeno erro ou esquecimento e fica muito sensível a críticas, porque tem medo de serem rejeitados em outras ocasiões.

Também existem os sinais físicos, como sudorese, boca seca, palpitação, agitação ou formigamento, dor de cabeça, entre outras coisas que podem ser notadas pelo próprio paciente e por outras pessoas dentro do veículo.

O melhor e mais eficaz tratamento é a terapia cognitiva e terapia breve, focada na mudança de comportamento e afirmação positiva do paciente em relação ao seu medo e à realidade.

O foco do tratamento gira em torno da causa do medo, seja um acidente pelo qual ele passou ou presenciou, ou outro tipo de problema ocorrido dentro de um veículo.

Não deixe as fobias atrapalharem seu dia-a-dia, procure ajuda!

Boa Semana!