A rotina, tão condenada sempre, também é colocada como sendo uma das grandes vilãs quando um relacionamento acaba.
Mas quantos casais, antes de cair na chamada rotina, se perguntam o que está acontecendo e trabalham, juntos, para mudar esse cenário?
Com a experiência e o tempo de trabalho e de vida, percebi que a rotina nada mais é do que uma desculpa para a falta de coragem de admitir que o sentimento mudou ou que outra pessoa despertou um interesse adormecido, ou que a má gerência da casa e da vida a dois acabou causando uma ruína financeira.
E agora, a pergunta mais importante e mais difícil de responder, o que é essa rotina que tanto termina com os relacionamentos, como ela é, rotina em que parte do relacionamento?
Será que não seria o contrário, a falta de uma rotina interessante, elaborada pelo casal e por ventura por seus filhos e demais pessoas que moram na casa que abala o casamento?
Falta de um planejamento mais sério e com plano ”B” para eventualmente precisar “apertar os cintos” e mais companheirismo e honestidade.
Nenhum relacionamento se faz com apenas duas pessoas e se não há a inclusão dos bons amigos e da família no convívio, já se cria um problema. Nenhum relacionamento precisa ter as duas pessoas juntas o tempo todo, fazendo com que sempre um dos dois peça por mais “espaço”.
É preciso incluir na rotina três ou quatro eventos em que cada um faça o que quiser com seus amigos ou sozinhos, mas fundamentalmente separados, fomentando a confiança e reciprocidade, trazendo equilíbrio e alegria ao relacionamento, fazendo com que seja absolutamente desnecessária a preocupação com outras pessoas, pois quem é livre dentro do relacionamento, fica apenas porque quer, quem se sente preso, tem a enorme tendência de tentar fugir.
E aí não adianta culpar a rotina, se você mesmo rejeita mudanças, aberturas e precisa viver a vida do outro, deixando a sua de lado para se acabar em medo, desconfiança e lamentações. Nem muito menos culpar o amor ou qualquer outro sentimento, pois quando duas pessoas se gostam, a rotina é divertida, ficar sem fazer nada pode ser tão maravilhoso quanto fazer uma viagem alucinante.
Precisamos, todos, assumir nossas responsabilidades e parar de jogar no outro, ou em outras situações, as desculpas pelos erros que cometemos.
Basicamente duas coisas acabam com os relacionamentos: Outra pessoa e o fim da vontade de ficar junto e como podemos ver, nenhuma dessas duas coisas é a rotina.
Boa Semana!