O abandono emocional, também conhecido como abandono afetivo ocorre quando uma pessoa se sente rejeitada ou abandonada emocionalmente por outra pessoa, seja dentro de um relacionamento afetivo, profissional ou social.
Esse abandono causa sofrimento, infelicidade, mas em muitos casos quem passa por isso não consegue identificar esses sentimentos como sendo fruto do abandono.
Isso acontece porque normalmente as pessoas tendem a atrelar o abandono emocional ao abandono físico e isso não é uma regra. A parceira, ou parceiro, pode estar presente fisicamente, mas completamente distante emocionalmente.
As necessidades sociais ou desejos físicos até podem ser supridos, mas a carência emocional dá sinais de que falta alguma coisa ao relacionamento, mas na verdade o problema não é a falta de algo e sim o abandono emocional.
Cada pessoa tem suas próprias necessidades emocionais, umas mais, outras menos, normalmente as mais carentes são aquelas que dependem demais emocionalmente do parceiro, superior hierárquico ou amigos, precisam de pessoas por perto e facilmente se sentem sozinhas, deixadas de lado ou ignoradas. Por outro lado, existem pessoas que não se conhecem o suficiente para entender suas próprias carências, apenas se sentem angustiadas, ou como se faltasse um pedaço de si mesmas, mas não conseguem entender que sofrem de abandono emocional.
Algumas das necessidades mais comuns entre as pessoas que sofrem com o abandono emocional, estão as seguintes:
Ter alguém que a
escute e compreenda;
Receber mais atenção do que julga ter;
Sentir-se desejada;
Ser aceita em círculos sociais e profissionais;
Receber o carinho da forma que deseja;
Não ficar sozinha.
A infidelidade é um dos maiores sintomas de abandono emocional, seja por quem trai, ou seja, quem abandona, como por quem é traído.
As causas para o abandono emocional podem ser muitas, podem ser duradouras e levar um relacionamento ao fim, como podem ser pontuais e resolvidas internamente ou com terapia.
Fatos cotidianos, como deixar de falar com o parceiro, um ou alguns dias, para se vingar de uma atitude do parceiro, pode dar a sensação de abandono, até mesmo um dia estressante no trabalho, que cause uma discussão boba ao chegar em casa, pode desencadear situações desnecessárias, dependendo do tamanho da carência.
Rotina, doenças não compartilhadas e incompreensão causada por egocentrismo também são causas, mas nesse caso, o abandono é uma consequência que por si só não pode ser resolvida, já que os fatores eternos são os causadores e, portanto, estes precisam ser resolvidos.
Para terminar, sofre muito menos com o abandono emocional a pessoa que se conhece bem, tem sua estima em dia e seu amor próprio sempre em primeiro lugar. Cuide de si, fique ao seu lado e jamais estará sozinho!