Aritmomania

A aritmomania é mais uma das formas de manifestação do TOC, caracterizada pela extrema necessidade de seu portador em contar ações, sejam suas próprias ou de terceiros, objetos ao seu redor, ou em seu caminho, ou formas em lugares, como quantos quadrados tem na calçada, subir uma escada contando os seus degraus ou quantas listas formam a faixa de pedestres.

Em casos mais extremos, os pacientes inclusive trocam o nome de pessoas e lugares por números, pois assim conseguem se organizar melhor.

A aritmomania pode se tornar um problema que limita a qualidade de vida do paciente quando ele deixa de realizar tarefas por não conseguir contar alguma coisa, ou é impedido de fazê-lo, ou ainda quando é interrompido.

Além disso, em alguns casos a demora para chegar na contagem necessária pode causar danos, como por exemplo um paciente que só consegue se alimentar depois de contar cem carros passando na rua ou coisas semelhantes.

Não há medicação para a aritmomania, portanto o tratamento é feito com terapia, com mais sucesso a comportamental, onde o terapeuta trabalhará na diminuição do transtorno, no entendimento do paciente e aos poucos na inserção do mesmo nos ciclos sociais, sem que ele seja deixado de lado, ou taxado como “estranho” ou diferente.

Conhece alguém assim? Indique o tratamento!

Boa semana!