Benefícios da Terapia

Algumas pessoas se preocupam demais com a vaidade, com a aparência e se esquecem de cuidar do mais importante: Seu interior.

Cuidar de si mesmo, mental e emocionalmente é fundamental nos dias de hoje, com a correria do dia-a-dia profissional e pessoal, expectativas, medos e frustrações.

Para ajudar em todos esses casos, as pessoas devem buscar o trabalho terapêutico.

A terapia ajuda as pessoas a encontrar caminhos, mas principalmente a aproveitar a jornada que chamamos de vida. Mostrando o equilíbrio para que se perca o mínimo possível, mas tentando evitar excessos.

Vemos um aumento preocupante de pessoas com stress, depressão, síndromes variadas, entre outros problemas ocasionados pela falta de cuidado interior e que podem ser solucionados ou abrandados com o trabalho de um especialista.

Ir ao Psicólogo deveria ser um hábito para melhorar a saúde, muitas vezes não só a mental, mas a física também. Pois com um relacionamento melhor consigo mesmo, muitas coisas ao redor melhoram, entre elas a disposição e a produtividade.

O trabalho terapêutico proporciona ao paciente um conhecimento amplo de si mesmo e facilita o entendimento do outro, a compreensão e o respeito sobre as atitudes que vem de fora. E esse “olhar para dentro” vai explicar muitas das coisas que acontecem ao redor, que não são entendidas e por vezes não são aceitas.

A terapia também é um momento de reflexão, no qual o paciente tem seu próprio tempo para falar e ouvir. É um investimento em crescimento pessoal e profissional, diria indispensável nos dias atuais.

Algumas pessoas sabem que precisam de ajuda, mas tem receio de serem tachadas de “malucas” pelo inacreditável preconceito e ignorância que ainda existe naqueles que, por desconhecer completamente o trabalho, julgam os psicólogos como “curadores” de loucura.

Outro aspecto fundamental da terapia é que o profissional não vai ser um amigo que aconselha e que só fala o que o paciente quer ouvir. O Profissional vai dizer coisas que vão mexer com o paciente, que por vezes vai fazer com que ele queira desistir ou brigar. Mas vai fazer com que aconteça a reflexão, permitindo que o paciente veja seus atos de uma forma mais coerente e abrangente.

A terapia faz com que o paciente seja mais empático com o mundo e consigo mesmo, que cobre sucesso de si, mas sem exagerar, que faça o seu melhor, mas que seja possível.

Se você nunca fez terapia, procure um profissional e comprove, através dos resultados, a melhora na sua qualidade de vida interior.

Boa Semana!