Bulimia

bulimia é um distúrbio que afeta o indivíduo na sua alimentação. Fazendo com que ele oscile entre uma vontade enorme de comer e exagerar e o sentimento de culpa sobre a falta de controle com os alimentos, causando episódios de vômitos forçados, ingestão de laxantes e outras formas incorretas para evitar o ganho de peso. Pessoas com bulimia são propensas a se preocupar demais com a aparência, principalmente com o que pensa ser excesso de peso.

Não se pode ainda definir as causas da bulimia, mas podemos afirmar com certa precisão que fatores externos como: televisão, internet e o ambiente em que as pessoas vivem; como escolas, trabalho e etc. tem influência no transtorno, pois as pessoas acometidas pela bulimia sempre querem ter o corpo perfeito, aparência de modelo, além de zombarem das pessoas acima do peso.

Portanto, a bulimia, em si, não é classificada como doença, mas pode trazer consigo níveis graves de ansiedade pela preocupação exagerada com o corpo e a aparência e causar problemas até mais sérios, como a alucinação, onde ao olhar para o espelho o indivíduo enxerga um corpo muito diferente da realidade.

Apesar de atingir pessoas de todos os gêneros e idades, a bulimia atinge um percentual bem maior de mulheres e na faixa etária da adolescência para a fase adulta. Existem estudos que tentam provar que o transtorno pode ser genético, mas a tendência é que seja apenas um problema familiar, no qual mães passam para filhas a necessidade do corpo perfeito e a situação se propaga por toda cadeia familiar.

Não entre nessa! Se perceber algum sintoma ou se incomodar demais com a sua aparência, procure ajuda. Todos precisamos e podemos ser felizes com o corpo que construímos para nós, sem precisar sofrer por causa disso!

Ótima semana!