Carência Afetiva

É praticamente inevitável. Em algum momento da vida você se sentirá sozinho, vai precisar de um abraço, um gesto de carinho, sentir a necessidade de afeto, cuidado.

Isso é comum e não há problema nenhum curtir um momento de solidão e tristeza, sempre procurando entender o motivo, o caminho e as atitudes que nos colocaram em tal situação.

Contudo, essa situação não pode ser frequente, não pode acontecer a cada fim de relacionamento, ou a cada decepção. Esse sentimento não pode fazer com que você se sinta desesperado para ter alguém ao seu lado. Se você se sente assim com frequência, sua carência é problema.

Nesse caso, a pessoa depende de outra para continuar seguindo em frente e quando isso acontece é porque ela não tem a companhia mais importante de todas, a própria.

A extrema dependência de alguém é o mais claro dos sinais da baixa autoestima e causa submissão, sensação de vazio interno, falta de afeto, necessidade exacerbada de atenção, entre outras coisas.

Mais grave ainda é quando a carência se dá pela falta de um parceiro no relacionamento afetivo. Nesse caso mesmo com afeto, carinho e atenção recebidos da família e de amigos a sensação de solidão e outros sentimentos difíceis de definir não desaparece.

A resolução para toda carência é bastante simples, mas que na maioria das vezes precisa de ajuda: Amar a si mesmo acima de todas as outras pessoas.

Quando seu amor próprio se sobressai, você percebe que não precisa de ninguém para ser feliz. Entende que outra pessoa vai acrescentar coisas boas em sua vida e não será a responsável por sua felicidade. Assim fica muito mais fácil viver em paz e com tranquilidade.

Amar a si mesmo é mais importante do que amar outro, até porque é muito mais fácil alguém gostar da gente quando gostamos de nós mesmos. Se não conseguimos nos valorizar e encontrar razões pra nos amar, como tentar fazer com que outra pessoa nos ame?

Portanto, o primeiro passo para a felicidade sempre é amar a si mesmo e quem mais vier a nos amar depois, será sempre um bônus, um algo a mais, um motivo para manter a confiança e a alegria pulsando em nossos corações.

Enquanto a outra pessoa não aparece, orgulhe-se de si mesmo, ame-se mas a cada dia e aprenda a ser feliz!