Como Organizar seu Tempo

Muitas pessoas sofrem com o excesso de tarefas e consideram pouco o número de horas do dia para que todas elas sejam realizadas.

Isso acaba se tornando um problema bastante grave, pois ao mesmo tempo em que deixa de lado algumas tarefas, começa a se questionar sobre sua capacidade de organização e até mesmo se é capaz de realizar tudo aquilo que planeja.

Primeiramente, é essencial que o tempo seja organizado de uma forma que seja possível descansar, dormir bem, se alimentar e ter algum momento de descontração. Se suas tarefas profissionais ou domésticas te impedem de fazer qualquer uma dessas coisas, você precisa aprender a controlar melhor seu tempo e organizar melhor os seus dias.

O primeiro passo para se organizar é anotar tudo o que você faz durante o seu dia, ou seja, de que maneira atualmente você gasta seu tempo. Não deixe nada de fora, desde atividades profissionais até aquelas conversas pelo whatsapp que você mantém toda noite com grupos, amigos, família, namorado e etc.

Anote o tempo que gasta em cada atividade, claro que isso é chato, mas você vai perceber que algumas coisas tomam mais tempo do que você imaginava. Ande com o relógio no pulso, anote o tempo de demora no banho, fazendo suas refeições e depois comendo e etc.

Use um caderno, ou uma planilha para catalogar as atividades e o tempo gasto para cada uma delas. Sua visualização ficará mais fácil e identificar onde pode conseguir mais tempo será menos desgastante.

Faça uma avaliação particular de como você gasta seu tempo e se questione sobre isso. Por exemplo, ao descobrir que fica 1 hora deitado no sofá da empresa todo dia porque chega mais cedo no trabalho em virtude da condução é necessário? Navegar na internet por duas horas diárias vendo notícias, fofocas ou joguinhos é uma forma inteligente de gastar o tempo? E assim por diante.

Você vai perceber que pode estar com dificuldade de se controlar, deixando de lado tarefas importantes ou necessárias por falta de vontade e acaba culpando a falta de tempo. Pode perceber que na verdade fica procrastinando as suas tarefas ao invés de se organizar para cumpri-las.

Claro que você pode perceber que não perde tempo com nada que escrevi acima e que simplesmente tem responsabilidades demais. E nesse caso vai precisar conversar com seus superiores para que as tarefas sejam melhor distribuídas ou para que elas possam ser executadas com maior eficiência e menos tempo.

Outro ponto importante a ser anotado são as “paradas” durante a execução de uma tarefa. Algo que precise de duas horas para ser concluído deve ser feito de uma ´nica vez, sem uma paradinha para fumar, responder as mensagens do whasapp ou uma escapada para o banheiro. Se for necessário seja menos simpático, coloque uma placa, uma folha de papel ou qualquer outra coisa onde você possa escrever “Não Perturbe” e conclua sua tarefa de uma única vez.

Fazendo isso é o primeiro passo para ter uma dinâmica melhor no seu dia e para poder deixar o tempo necessário para cuidar de si, da sua saúde e se tornar dono do seu próprio tempo e da sua vida!

Boa semana e até a próxima!