Muitas pessoas se perguntam como é e para que serve a consulta inicial no trabalho terapêutico.
Claro que não há um padrão pré-determinado, pois como existem várias linhas de atendimento e abordagem, cada profissional tem seus métodos particulares, mas via de regra alguns pontos são básicos.
Determinação da data, horário e valores de consulta e sua forma de pagamento. O paciente precisa ser informado sobre o valor que irá pagar por consulta e negociar a forma deste pagamento com o terapeuta. O pagamento pode ser feito a cada sessão, mensalmente ou até em pacotes de sessões. Existe a prerrogativa, inclusive, que permite ao psicólogo cobrar o valor das consultas mesmo em seu mês de férias. Por isso é fundamental que o paciente saiba, entenda e concorde com todos os termos.
Apresentação do CRP Válido, explicação da linha de atendimento e métodos utilizados no consultório.
É fundamental que o paciente saiba que o profissional que o está atendendo está habilitado para tal. Seja em atendimento presencial, seja on-line, o terapeuta deve apresentar seu registro e orientar o paciente a buscar a confirmação sobre a validade da documentação.
Além disso, o psicólogo deve dar uma breve explicação sobre a linha de atendimento que ele segue, a teoria na qual se baseia e como será aplicada. Também é bom explicar se vai trabalhar com anotação, filmagem ou nenhuma das duas coisas.
Por fim, é sempre importante questionar sobre dúvidas, pois o paciente que procura ajuda pela primeira vez tende a ter muitas ates de formar um vínculo no qual consiga começar a se abrir e contar sua história.
Seja bem-vindo, vamos começar?