Já escrevi um post específico sobre ansiedade aqui no blog. Mas é importante também saber como lidar com uma crise de ansiedade.
A diferença entre uma pessoa ansiosa e uma pessoa que passa por uma crise de ansiedade é que no primeiro caso os sintomas são frequentes e corriqueiros, enquanto no segundo são esporádicos e podem ocorrer devido a um fato, um medo ou uma situação presente.
A crise de ansiedade é marcada por momentos de tensão, onde o sujeito se encontra nervoso demais, de forma por vezes descontrolada, com um medo ou pensamentos negativos que não se afastam da mente e que frequentemente se juntam com outras preocupações menores, criando um rebuliço interno.
Pode ser percebida, também, se a pessoa não consegue relaxar, movimenta o corpo ou partes dele o tempo todo, se irrita com qualquer comentário alheio e passa esse período achando que algo de grave ou ruim vai acontecer consigo mesmo ou com alguém especial.
Apesar de não ser um bom sinal, de certa forma algumas crises de ansiedade são consideradas normais em momentos de tensão, contudo não podem se repetir com frequência, caso contrário ao invés de ser classificada como uma crise, pode ser tratada como ansiedade pura e com necessidade de tratamento.
Se você eventualmente se enquadra nos sintomas listados acima, mas apenas em momentos de tensão, pode tentar fazer algumas coisas que vão ajudar a amenizar a situação, lembrando que por ser um mecanismo inconsciente não há uma maneira de lutar contra a crise.
Se você é apegado às religiões ou alternativas energéticas, orar e meditar vão ajudar no controle da ansiedade. Se não estiver fazendo mal para outras pessoas por seu temperamento explosivo, bater um papo sobre coisas avessas ao que lhe causa tensão será de grande ajuda. Já se perceber que está causando mal aos outros, é melhor colocar um fone no ouvido e buscar na playlist músicas que tragam boas lembranças. E respire, sempre faça o trabalho de respiração para arejar, para entender que acima de tudo está o seu centro e você precisa dele para poder agir de forma consciente e correta.
Não podemos controlar nossos sentimentos, mas devemos aprender a lidar com eles e com as situações que nos causam ansiedade e aceitar as consequências da dádiva diária que temos e chamamos de vida.
Obrigado pela visita e até a próxima!