Demissexualidade

A demissexualidade é uma orientação sexual que está no espectro da sexualidade humana. Uma pessoa demissexual experimenta atração sexual apenas após desenvolver uma conexão emocional profunda e significativa com alguém. Isso significa que a atração sexual não surge imediatamente ou com base apenas em características físicas, mas sim após o estabelecimento de uma ligação emocional, o que nos dias atuais é algo bem interessante.

Os demissexuais tendem a ter dificuldade em sentir atração sexual por pessoas com quem não compartilham conexão emocional. Para essas pessoas, a atração sexual muitas vezes está vinculada à intimidade emocional, admiração, confiança e familiaridade. Isso não significa que eles não sintam atração sexual, mas essa atração está condicionada à presença de um vínculo emocional mais profundo, ou seja, demissexuais não vão sair da balada direto para o motel, por exemplo.

A demissexualidade é uma das muitas formas existentes de sexualidade, e é fundamental lembrar que assim como outras pessoas, a demissexual pode ter experiências únicas e variadas. Afinal. Como sabemos a orientação sexual é uma característica da identidade pessoal de alguém, e não uma escolha.

Os demissexuais podem se sentir desconexos, diferentes ou incomodados com seus sentimentos e quando isso acontece, a terapia é fundamental para ajuda-los no autoconhecimento, aceitação e entendimento dessa individualidade e que não há nada errado em não ser parecido com o que ele pensa ser a maioria das outras pessoas.

Cada indivíduo tem sua própria experiência no que diz respeito à atração sexual e emocional.

Justamente por isso é fundamental respeitar e compreender as diferentes orientações sexuais, incluindo a demissexualidade, para promover um ambiente de aceitação e apoio à diversidade sexual.

Sente-se perdido no meio da multidão, faça terapia!