Dislexia

A Dislexia em linguagem simples, é um transtorno de aprendizagem que se caracteriza por dificuldade de aprendizado. O indivíduo com dislexia apresenta dificuldade para ler e soletrar palavras além de claramente ter maiores dificuldades cognitivas do que as outras pessoas com a mesma idade.

É possível começar a identificar a dislexia já nos primeiros momentos da criança na escola, desde o pré-primário, quando se nota dificuldade em manter o foco em atividades e brincadeiras, vocabulário limitado para a idade, limitação para decorar músicas simples, falta de habilidade com jogos e quebra-cabeças de poucas peças, entre outras coisas.

Já na fase escolar de aprendizado, começa a se notar dificuldade em copiar informações, seja da lousa ou de livros, falta de coordenação motora tanto para escrita como para outras atividades, como esportes por exemplo, desorganização pessoal, com atrasos, confusão de datas e grande facilidade para perder ou esquecer seus pertences, dificuldade para lidar orientação e mapas, confundindo por exemplo, frequentemente, direita com esquerda e etc.

Dependendo do grau da dislexia, com tratamento adequado é possível minimizar muito as dificuldades, principalmente com a leitura e a escrita utilizando além do trabalho terapêutico, acompanhamento pedagógico. Normalmente chamamos este tipo de intervenção de trabalho multidisciplinar, onde vários profissionais atuam para ajudar o paciente.

Sabe-se hoje que a dislexia é hereditária, mas isso não significa que um dos pais tendo o transtorno o filho obrigatoriamente terá. Isso apenas aumenta as probabilidades, contudo, o ambiente e os estímulos em casa e na escola tendem a reforçar ou atenuar a condição.

Para diagnosticar a dislexia, além do trabalho colaborativo entre profissionais, é necessário o histórico escolar e evolutivo da criança e a aplicação de testes.

Com os resultados é possível afirmar com maior clareza a presença ou não do transtorno.

O tratamento deve ser feito por profissionais especializados, em psicologia, fonoaudiologia e pedagogia. É fundamental salientar que não há medicamentos dentro deste quadro.

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