Fibromialgia

A fibromialgia é uma síndrome que causa dor em vários pontos do corpo. E por que falamos dessa síndrome aqui no Blog sobre psicologia?
Porque ela se apresenta em conjunto com depressão, ansiedade, distúrbios do sono ou alterações intestinais causadas por fundo emocional.

A fibromialgia prejudica demais a qualidade de vida das pessoas que sofrem com a síndrome, porque a dor muitas vezes impede o indivíduo de realizar as atividades previstas, conseguir se divertir e até mesmo trabalhar.

Não há uma causa específica para a fibromialgia, mas como é sabido que os sujeitos acometidos por ela têm uma sensibilidade maior à dor, e por sua vez a dor é percebida pelo sistema nervoso, conclui-se que alterações nos nervos, medula e cérebro estejam entre as principais causas.

Como a dor é uma sensação muito comum e que ocorre no corpo todo, o diagnóstico da fibromialgia precisa ser feito com muito cuidado.

Tem que haver uma dor crônica em uma parte do corpo específica por mais de 3 meses, ou no mesmo período a chamada dor no corpo, que não permanece em apenas um membro.

Em conjunto com a dor, alterações no sono, no hábito intestinal, perda de memória e cognição, além de quadros de ansiedade ou depressão.

Além disso, o paciente normalmente não consegue determinar quando as dores começaram, pois comumente elas se iniciam de forma branda e vão ficando mais intensas com o passar do tempo. Normalmente a dor fica mais intensa ao final do dia, o que não significa que durante o dia o sujeito esteja livre delas.

Em alguns casos a dor é tão intensa que o portador evita qualquer topo de contato físico, como abraços, por exemplo.

Os medicamentos indicados para o tratamento da fibromialgia são os anti-inflamatórios e os analgésicos, que vão ajudar a controlar a dor.

Quando se percebe depressão ou ansiedade em conjunto, os psicotrópicos prescritos por psiquiatras também fazem para da lista dos remédios ingeridos diariamente.

Além da medicação, o acompanhamento psicológico é fundamental para que aos poucos o paciente consiga recuperar sua qualidade de vida e aprender a lidar com a dor e o uso constante da medicação.

Lembro que todo medicamento deve ser prescrito por médicos e alguns outros hábitos podem ajudar a minimizar as dores, tais como;

Evitar atividades que levam o corpo ao limite;
Reduzir o Stress;
Encontrar as melhores posições para repousar;
Fisioterapia. Obrigado pela visita e um ótimo 2022 para todos!