Hipocondria

Sabemos que a indústria farmacêutica é uma das mais poderosas em todo mundo. A venda de remédios e placebos de forma descontrolada facilita a vida dos hipocondríacos e pode causar sérios danos a essas pessoas.

A hipocondria é uma doença perigosa, que requer atenção e cuidados, principalmente porque os pacientes frequentemente não assumem que tem a doença, e sim que tem várias outras, que não são diagnosticadas em exames clínicos.

Essa patologia faz com que o Sujeito acredite piamente que está com uma doença séria, marcando consultas em diversos médicos, de várias ou até mesmo da mesma especialidade, pedindo exames e sempre desconfiando dos resultados negativos apresentados.

O paciente hipocondríaco tem um medo excessivo da morte, o que causa forte angústia e ansiedade. Qualquer coisa que lhe pareça fora do normal já é suficiente para causar pânico e nos dias atuais com a internet tendo informações, mas muitas desinformações, faz com que o sujeito procure doenças pelos supostos sintomas que ele acredita ter e depois procure remédios para tomar, afim de curar o que não precisava de cura.

Além disso, o indivíduo maximiza qualquer sintoma, por exemplo, um espirro para ele é sinal de pneumonia e assim por diante.

As causas conhecidas para essa patologia são o histórico de doenças graves na família e principalmente a ausência dos pais, ou falta de afeto, carinho e atenção na infância, o que desencadeia uma necessidade de atenção na vida adulta, que ele consegue ao se sentir doente e precisando de ajuda.

Depois de identificado o paciente hipocondríaco, o tratamento deve ser feito com um profissional da área da psicologia, preferencialmente no tratamento humanista, comportamental, que vai agir de forma objetiva direto no foco do problema.

Se você vê em si essas características, é hora de procurar ajuda, mas se identificar alguém que esteja indo demais à médicos, se queixando dos resultados dos exames e consultas e sempre achando que os médicos são incapazes de encontrar o seu real problema, converse, com calma e oriente a procurar ajuda de um profissional da área de psicologia. Hipocondria tem cura, mas pode ser muito perigosa.

Boa Semana!