A insônia é um distúrbio que prejudica a capacidade do sujeito de ter uma noite sadia de sono.
E sem conseguir dormir direito, nenhuma pessoa consegue ter uma vida saudável.
Pessoas com insônia já amanhecem cansadas, o que causa dificuldade de concentração, falta de disposição para as tarefas e mau humor excessivo.
A insônia pode ser considerada normal em casos específicos, como um evento estressante no trabalho, o fim de um relacionamento, uma perda na família ou em casos de doença. Contudo, em muitas pessoas ela é crônica, acontecendo mesmo que nenhum desses episódios seja responsável pela dificuldade em dormir.
Esses casos crônicos estão diretamente ligados à transtornos mais comuns, como ansiedade e depressão.
No caso da ansiedade. A mente do indivíduo não para. Muitos pensamentos e medos ficam pairando pelos pensamentos o que dificulta o descanso mental e o sono.
A depressão, por outro lado, pode deixar o sujeito com muita sonolência durante o dia, fazendo com que ele durma demais em alguns períodos e não consiga dormir durante a noite.
Algumas condições médicas também podem causar a insônia, como dores crônicas, doenças do sistema respiratório e também hábitos pessoais, como ter vontade de urinar durante o período de sono.
Existem pessoas que conseguem dormir em qualquer período do dia, mas existem outras que encontram dificuldade em virtude de horários de trabalho que se alteram entre noite e dia e também pessoas que viajam demais para destinos com diferença de horário constante.
Tomar café, ou qualquer outra bebida que contenha cafeína poucas horas antes de dormir, também causa dificuldades com o sono.
Não há um tratamento específico para a insônia. Nos casos de ansiedade e depressão, o ideal é resolver esses problemas, com terapia e naturalmente a insônia acaba.
Para os demais casos, é importante procurar um médico, que dependendo de cada situação vai passar um medicamento, dos muitos existentes, para a indução do sono.
Boa Semana para todos!