Intuição é uma palavra bastante difícil de classificar e tentar explicar. Podemos dizer que é uma forma de conhecimento que está dentro de todos, embora nem todas as pessoas saibam que o tem e nem tampouco como utilizá-lo.
A palavra provem do Latim, significa ver interiormente, ou contemplar, mas foi utilizada de forma muito diferente nos últimos tempos, por psicólogos, físicos e filósofos.
Podemos pincelar alguns, como Jung que dizia que a intuição seria um potencial de sabedoria e conhecimento necessários para a vida dentro do seu próprio interior, ou Pascal que enfatiza a intuição como produto da capacidade da mente de fazer muitas coisas ao mesmo tempo o que torna a mente consciente e capaz de fazer escolhas.
Claro que todos estão certos e os estudos comprovam muitas das teses, mas o que genericamente, todos concordam, é que a maioria das pessoas não sabe usar a sua intuição, primeiro por não acreditar nela e segundo, por ter medo de acreditar.
Eu incluiria como uma definição de intuição, a capacidade de armazenar conhecimento sobre diversos assuntos, ocasiões e fatos inconscientemente. E quando alguma coisa relacionada ao que foi armazenado acontece, já sabemos, de antemão, o resultado, o que devemos fazer, para onde fugir, para que lado correr, como escapar.
Normalmente, dizemos que a intuição salva as pessoas de desastres, problemas, ajuda a encontrar soluções, como um sexto sentido, mas eu imagino que essa intuição provém de uma análise rápida da situação e do conhecimento pré-existente em cada um de nós para lidar com elas.
Enfim, as pessoas chamadas intuitivas, são mais corajosas, mais determinadas e conseguem na maioria das vezes se sair melhor em situações de estresse, mas não porque anteveem sobrenaturalmente o que vai acontecer e sim porque estão preparadas para ouvir a sua voz interior e aceitar o que ela diz. Estão mais prontas para responder e agir porque possuem um “catálogo de respostas” guardado no Id, mas que pode ser acessado rapidamente em situações adversas.
Talvez seja por isso que uma das personalidades mais inteligentes de todos os tempos, o próprio Einstein, seja considerado também, a pessoa que melhor usou a sua intuição.
Então é hora de parar, ouvir a voz interior e agir, sem medo, sem achar que aquela voz silenciosa é loucura, porque na verdade é só você mesmo tentando se ajudar um pouquinho.
Boa semana!