Assim como em outras campanhas anuais, como os mais conhecidos Outubro Rosa e Novembro Azul, o Janeiro Branco tem o objetivo de chamar a atenção para que as pessoas possam se conscientizar sobre um problema bastante grave e recorrente no mundo todo, a saúde mental.
Conhecemos muitos transtornos e doenças mentais, sobre as quais escrevo aqui com frequência para todos vocês, mas, diferente do que se possa pensar, a saúde mental não está relacionada à simples ausência dessas doenças ou transtornos.
Uma pessoa pode não apresentar nenhum sintoma grave de doença ou transtorno e mesmo assim não ser saudável emocionalmente.
Então, o que é saúde mental?
Podemos definir como sendo a maneira que cada pessoa consegue reage aos desafios, exigências e mudanças cotidianas do dia-a-dia e de que forma ela consegue lidar com todas as suas emoções.
A vida é uma “gangorra”, cheia de bons momentos e maus momentos, dias tensos e mais calmos, tristes e divertidos e o jeito que conseguimos lidar com essas frequentes mudanças é que define a nossa saúde mental.
Como vimos, uma pessoa sem nenhum transtorno pode não ser emocionalmente saudável e essa qualidade de vida emocional ruim, pode sim ser a causa, a origem de doenças que podem surgir.
E não é fácil, principalmente nos dias atuais, ter boa saúde mental. E desde o começo da pandemia sabíamos que seria assim. Muitas preocupações diferentes surgiram e cada pessoa tem sua maneira particular de lidar com cada situação:
Medo
Ansiedade
Depressão
Stress
Finanças
Solidão
Ausência do próprio espaço
Uma série de conflitos internos e externos, de busca de informações, de situações novas com as quais nunca precisou lidar antes.
Dúvida entre excesso de informação e alienação, entre tantas outras questões.
Tudo isso que listei, já acontece normalmente, desde sempre, mas não ao mesmo tempo e com tantas pessoas de uma só vez.
Justamente por isso é tão importante cuidar da saúde mental ainda mais nesse período.
O Janeiro Branco vem, também, para fazer com que tabus e preconceitos sejam aos poucos quebrados, para que as pessoas compreendam a beleza e a necessidade de fazer terapia, de entender, conhecer e aceitar o seu próprio “eu” e encarar de forma mais positiva e assertiva os problemas.
E Janeiro é um mês simbólico para isso, é o momento onde as pessoas gostam de fazer novos planos, preparar recomeços, escrever novas histórias da própria vida.
É nossa oportunidade de ajudar muitas pessoas que não conhecem, tem medo ou vergonha, de mostrar suas fragilidades e fazer com que todas entendam que todos nós somos frágeis e que é muito difícil não “quebrar” se não melhorarmos nossa estrutura interna.
Compartilhe essa ideia com as pessoas que você admira, que são importantes para você e que precisam, com certeza de ajuda!
A consciência da necessidade de melhorar a saúde mental é o primeiro passo para uma humanidade melhor.
Feliz Ano Novo, Feliz Vida Nova!