A instabilidade emocional, como também é conhecida, aparece em pessoas que tem uma brusca mudança de humor, ou ainda reações impulsivas exageradas.
Quando acometido, o paciente apresenta comportamento agressivo, violento e destrutivo, tanto em relação a objetos, como também com outras pessoas ou contra si mesmo, como nos casos de automutilação.
Essas reações exacerbadas podem surgir por razões muito banais, como uma buzinada no trânsito, ou ainda pior, quando surgem sem motivo algum.
Em virtude dessas explosões a labilidade emocional afeta diretamente a qualidade de vida do paciente e pode levar a enorme dificuldade de convívio social, tanto em relacionamentos, como na vida profissional.
A labilidade emocional é percebida em pacientes com diversos tipos de transtornos emocionais, tais como a bipolaridade, TEPT, borderline, entre outros.
Para ser diagnosticado, o sujeito, em primeiro momento vai ser identificado como alguém que tem muita dificuldade em lidar e controlar as suas emoções.
As emoções mais comuns que geram reações exacerbadas são:
Raiva;
Instabilidade emocional, ou seja, mudança repentina e por vezes drásticas de
humor.;
Insegurança, o que as leva a sempre pensar que serão julgadas ou abandonadas;
Impulsividade.
Essa condição é extremamente imprevisível, o que dificulta ainda mais as relações, pois o sujeito pode acordar feliz, se sentindo bem e confiante e em questão de segundos pode mudar completamente de humor, jogando coisas no chão, gritando com as pessoas e se tornar extremamente agressivo, ou ainda ficar muito triste, em estado depressivo e se sentindo culpado por tudo.
O tratamento deve ser feito pelo médico psiquiatra que vai iniciar com medicação e com terapia, preferencialmente comportamental, onde o profissional vai ajudar o paciente a aprender formas saudáveis de lidar com as emoções e com os impulsos destrutivos, reorganizar e ressignificar comportamentos e ter uma vida mais saudável e feliz.
Mas, acima de tudo, fazer com que ele entenda que não tem culpa por ser dessa maneira e que pode, sim, melhorar, afinal de conta, ninguém gosta de se sentir da forma que se sente alguém com labilidade emocional.
Se sente ou conhece alguém muito agressivo, que muda de humor de uma hora para outra ou que se entristece demais em motivo aparente, procure ajuda!
Ótima semana e até o próximo artigo!