Laicismo

A Laicidade é o que torna as sociedades democráticas entre as pessoas e o Estado, e também entre as próprias pessoas. A Laicidade permite a separação da sociedade civil e das religiões, impedindo que o Estado tenha poder religioso e as igrejas poder político.

Na prática, nos dias atuais, sabemos que as coisas não caminham conforme o planejado e muitos Estados acabam impondo de várias maneiras diferentes, aos seus cidadãos uma forma de pensamento religioso, bem como muitos religiosos e suas igrejas milionárias se envolvem na política. E isso ocorre no mundo todo, desde o Estado Islâmico que não aceita outras religiões, até o nosso Brasil onde existem bancadas religiosas no congresso nacional.

A Laicidade deveria garantir a todo sujeito o direito de ter seu próprio posicionamento religioso, a possibilidade de mudar esse posicionamento a qualquer tempo, e inclusive de não possuir religião ou crença.

Portanto, o chamado Estado Laico é a condição essencial para a coexistência entre todas as pessoas e suas formas distintas de pensamento.

Por mais que isso pareça simples e deveria mesmo ser, ainda existem pessoas que não conseguem respeitar escolhas diferentes das suas próprias, pessoas que se acham superiores e detentoras de todo conhecimento do universo e que discriminam quem pensa diferente. E essa é a principal razão para que o poço em que nos metemos pareça cada vez mais sem fundo

Além disso, essas mesmas pessoas que se acham superiores, nem sabem o real sentido da palavra e acreditam que a laicidade do Estado transformaria todos em ateus, quando na verdade não há relação entre isso. O Estado laico defende o respeito por todas as religiões, desde as mais conhecidas, até as menores, formadas em pequenas comunidades.

Garantir o Estado laico significa garantir o direito de expressão por parte de todos, defendendo os cidadãos de possíveis perseguições religiosas, como ocorreram em séculos anteriores, quando a igreja perseguia e matava quem não concordasse com sua linha de pensamento e crença.

Essa liberdade de expressão, não pode nunca ser confundida com agressões e ofensas, outra coisa que tem sido estupidamente comum nos dias de hoje. Como falta educação, falta inteligência e consequentemente argumento para debater uma opinião divergente e o que resta são as agressões e ameaças.

Infelizmente, se não começarmos, como sociedade a respeitar a laicidade, em breve estaremos de volta ao tempo das trevas.

Respeito, para todos, sempre!

Boa Semana!