Piromania

Acredito que a grande maioria das pessoas já ouviu falar em Nero, o Rei de Roma, que em um dia de fúria e loucura mandou atear fogo na própria cidade.

Nero foi, certamente, o primeiro piromaníaco conhecido mundialmente.

A piromania é um transtorno psicológico, no qual o indivíduo sente prazer no processo de incêndios ou de incendiar coisas ou lugares.

Nos casos em que o paciente é o causador do fogo, o sentimento de prazer começa desde a preparação para o incêndio, até a observação do fogo consumindo o objeto ou lugar.

Quando é na visualização do fogo, independentemente de ser ou não o causador, o sujeito tem prazer no processo completo, desde o corre-corre das pessoas para fugir do fogo, até o trabalho dos bombeiros, tentando conter as chamas.

A maior parte dos casos é notada, por estudos, em jovens e adolescentes e a causa se dá em grande parte na necessidade de chamar a atenção dos pais ou responsáveis. Esses casos tendem a ser pequenos, como queimar objetos de casa. Contudo, quando são adultos os portadores do transtorno, esses se tornam muito perigosos, pois podem colocar fogo na casa, em matas, ou outros lugares.

É preciso, também, explicar que só possuem o transtorno aquelas pessoas que queimam as coisas por prazer. Incêndios criminosos, para apagar rastros, destruir documentos, corpos ou qualquer outra coisa é um crime e o autor desse crime normalmente não é piromaníaco.

Como esses indivíduos colocam fogo nas coisas sozinhos e escondidos, o transtorno é difícil de se diagnosticar, afinal normalmente eles negam veementemente a participação no incêndio.

Portanto, para identificar um piromaníaco é necessário ficar atento aos seguintes sinais: O Sujeito esteve por perto em mais de um caso em que houve  fogo; Antes dos pequenos incêndios o mesmo indivíduo passou por algum trauma ou estresse, como separação, perdas ou desligamento do trabalho; Sujeito sempre irritado, sem nenhuma causa aparente.

O tratamento é feito através de terapia e, se necessário, acompanhamento psiquiátrico, com a indicação de medicamentos para conter o desejo de atear fogo em objetos e lugares.

Caso conheça alguém que se sinta fascinado demais por bombeiros, incêndios e gosta de ficar olhando o fogo, pode ser necessário pedir ajuda!

Boa Semana!