PROCRASTINAÇÃO

Quantas vezes todos nós já ouvimos a velha frase: “Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje.” E quantas vezes deixamos não só para amanhã, como para depois de amanhã, semana que vem, mês que vem, ano que vem…

A procrastinação certamente é um dos grandes problemas que enfrentamos porque com ela podem vir outras coisas relacionadas que vão afetar ainda mais os nossos dias e a nossa vida.

Pequenos exemplos, como deixar de arrumar ou consertar alguma coisa pode ser o estopim para uma briga ou discussão, mas adiar planos, tarefas importantes ou atividades pode ser ainda mais prejudicial. Pode trazer um estado depressivo e depois se tornar até mesmo uma depressão. Lembremos que um dos sinais da depressão é a falta de vontade de fazer qualquer coisa, mesmo com muitas opções e a pessoa que acaba adiando suas tarefas diárias, depois profissionais e até sociais, quando percebe está se perguntando porque não consegue fazer nada e nem sair do lugar.

Além disso, existem pessoas que acabam deixando tarefas de lado porque não sabem lidar com a situação posterior à ação que deve ser tomada. Manter um relacionamento que não funciona, também é uma procrastinação, mas muitas pessoas não conseguem terminar porque não sabem o que fazer depois do fim.

Sem contar que adiar as coisas serve como desculpa para fugir de responsabilidades ou até mesmo para lidar com questões desconhecidas.

Como exemplo, podemos falar das pessoas que insistem que precisam perder peso, mas que sempre adiam a academia, a caminhada e sempre escapam para as lanchonetes da vida, para depois poder se autoflagelar. Boa parte faz isso porque tem medo de perder o peso do qual tanto reclamam, e não ver mudança nenhuma em sua vida social. Tentam colocar no peso a culpa da sua timidez, dificuldade de comunicação, entre tantas outras possibilidades.

Enfim, procrastinar não é positivo em nenhuma situação, até porque não sabemos o que acontecerá amanhã, se o amanhã chegar.

Portanto, sabe aquilo que você estava já pensando em deixar para amanhã? Desligue o computador ou feche o navegador do celular e vá lá fazer agora!