PSICOLOGIA E PSIQUIATRIA

Ainda existem muitas pessoas que confundem psicólogos com psiquiatras, pessoas que acham que os dois são “a mesma coisa”, que o trabalho é o mesmo, cuidar de loucos.

Os trabalhos são bem diferentes entre si e a finalidade de nenhum dos dois é tratar de loucos, até porque não existe um padrão considerado normal, assim como doenças e transtornos mentais não são loucura.

A diferença entre os dois profissionais começa já na formação. O Psiquiatra é médico. Assim como seu cardiologista ou plantonista do Pronto Socorro, o Psiquiatra fez 6 anos de faculdade de medicina e depois residência e especialização na área. O Psicólogo tem o curso específico de Psicologia, faz os 5 anos de faculdade e especialização na área de sua preferência, que não é apenas clínica. E dentro da Clínica também existem especializações, como atendimento infantil, para adolescentes, adultos, familiar, terapia breve, psicanalise, entre outros.

Outra diferença fundamental é que por ser médico, os psiquiatras, quando necessário, passam medicação ao paciente, enquanto os psicólogos não podem fazer isso. Em caso de transtornos mais graves, depressão e etc, encaminhamos o paciente à um psiquiatra para que ele possa fazer sua análise e indicar a medicação adequada.

Apesar das diferenças é preciso entender que psicologia e psiquiatria se complementam, pois apenas a medicação não é suficiente para que a maioria dos problemas seja resolvido. A medicação reduz os sintomas físicos do presente, sem acessar a causa das desordens. O trabalho psicológico vai mais a fundo, para que o paciente entenda o que o levou ao estado atual, para que não precise mais de medicamentos e nem tenha recaídas emocionais frequentes.

Em caso de dúvidas, a orientação é sempre primeiro procurar um psicólogo para que seja feito o diagnóstico e em caso de necessidade de medicação, o profissional vai orientar ao individuo a procura de um médico psiquiatra e vai continuar o acompanhamento em duas sessões semanais.

O mais importante é não ter medo de procurar ajuda, de encaminhar um tratamento e buscar a felicidade. Sua saúde mental é tão importante quanto o bom funcionamento do seu coração, pulmão e qualquer outro órgão do corpo humano necessário para a vida.

Ficou alguma dúvida? pergunte, entre em contato!

Boa Semana e até a próxima!