Para terminar a série sobre distúrbios do sono, hoje o tema é a somnifobia, o medo de dormir.
Sabemos que o sono é fundamental para a qualidade de vida e que não dormir bem prejudica as atividades pessoais e profissionais de qualquer pessoa.
Mas e se o indivíduo tem medo de dormir e não acordar mais, se ele tem pavor em pensar que vai adormecer e pode ser assaltado, ou não ouvir o toque do telefone, entre tantas outras possibilidades?
Nesses casos, podemos afirmar que ele tem somnifobia e precisa de tratamento.
Além dos medos acima citados, o sujeito pode ficar em estado muito elevado de ansiedade, pois teme não ter controle sobre o próprio sono, pode acordar assustado com pesadelos e prefere não dormir de novo para não se arriscar a ter esses sonhos ruins de novo.
Não é possível definir exatamente quais as causas para esse transtorno, mas podemos elencar várias possibilidades.
A mais comum é o simples medo de morrer, também chamado de tanatofobia, nesse caso, para garantir que se manterá vivo, o indivíduo prefere não se arriscar a dormir.
Outra possibilidade é o solilóquio, quando a pessoa sabe que fala dormindo e tem medo de expor segredos ou falar coisas que nem ele sabe o que significam, mas que os outros possam acreditar
A Ansiedade também contribui bastante para aqueles que tem pavor de dormir. O medo de perder a hora para um compromisso, uma entrevista ou até mesmo coisas mais banais, como um programa de TV, também são responsáveis pelo problema.
O tratamento da somnifobia é mais complexo do que os outros distúrbios do sono. Não adianta o psiquiatra apenas receitar um zolpiden ou um lexotan. Nem mesmo tentar métodos naturais como a melatonina.
O sujeito que tem medo de dormir não se sujeita a tomar remédios que exatamente vão induzir o sono, pois assim entendem correr ainda maiores riscos.
O trabalho deve ser desenvolvido na forma de terapia e resolução dos problemas relacionados ao medo.
Caso você sinta medo de dormir ou conheça alguém com esse problema, peça ajuda a um profissional da psicologia, pois sem dormir bem, não há quem consiga ser feliz!
Bom sono e boa semana a todos!