O Transtorno da ansiedade generalizada se caracteriza pela preocupação excessiva ou expectativa apreensiva sobre um fato cotidiano, ou não.
A ansiedade, como sabemos, é uma reação normal do ser humano em situações que o tiram de sua zona de conforto, tais como episódios que podem provocar medo, possibilidades que geram expectativa, entre tantas outras coisas. Contudo, quando a ansiedade passa a tomar grande parte do tempo do indivíduo, deixa de ser algo corriqueiro e passa a se tornar preocupante.
Em virtude desses fatores transtorno da ansiedade generalizada acaba sendo considerado uma doença comum.
Alguns estudos tentam provar que o transtorno da ansiedade generalizada esteja relacionado a alguns neurotransmissores que agem naturalmente em nosso cérebro, como a serotonina, dopamina e norepinefrina. Mas é mais provável que um conjunto de fatores externos sejam a causa para o indivíduo apresentar a doença, principalmente o estresse do dia a dia e a baixa qualidade de vida da pessoa.
Estudos também mostram que mais do que o dobro do número de casos de transtorno de ansiedade generalizada ocorre em mulheres. Provavelmente por uma combinação de fatores, como mudanças hormonais e maior exposição ao estresse.
Crianças que sofreram abuso ou algum tipo de trauma, ou que até mesmo testemunharam eventos traumáticos, estão em maior risco de desenvolver transtorno de ansiedade generalizada em algum momento da vida adulta.
Por fim, ter uma condição crônica de saúde ou doença grave, degenerativa ou autoimune, pode levar à constante preocupação com o futuro, e demais situações ligadas às doenças, causando maior estresse e, portanto, propensão para a ansiedade generalizada.
A terapia tradicional é o melhor método para o tratamento e em determinados casos pode ser acompanhada do trabalho psiquiátrico.
Enxerga em si ou alguém alguns sinais listados acima ?
Se sim, procure ajuda, viva mais e viva melhor!
Até semana que vem!