Transtorno de oposição desafiante

Criança fazendo o que chamamos de birra é muito comum. O que nem todos sabem é que esse comportamento pode não ser simples pirraça, mas sim um transtorno que precisa ser tratado.

O Transtorno de oposição desafiante é marcado por um comportamento negativo, desobedinte e desafiante ante os responsáveis, sejam eles pais, professores ou qualquer outra autoridade.

Para não confundir com episódios esporádicos, a criança precisa ter esse comportamento por pelo menos 6 meses consecutivos, em ambientes diversos e com todas as pessoas.

A fase mais comum da doença vai dos 6 aos 12 anos, mas pode ocorrer com pessoas mais velhas em probalidades bem reduzidas.

Esse sujeito não assume responsabilidade por seus erros, demosntra que qualquer sitação vai levar ao stress e fundamentalmente não se apoia em nenhum tipo de lógica para defender seu ponto de vista. Nem provas, nem tampouco as mais claras evidências conseguem convencê-lo a mudar de postura.

Esse distúrbio toma muito tempo e energia da criança, pois ela sempre vai buscar uma forma de mostrar sua inocência ou que está certa e quando não consegue demosntra grande irritação e agressividade.

Por óbvio essas crianças acabam sofrendo bullyng na escola, limitam demais o círculo de amizades e acabam sendo excluídas de diversas atividades, como passeios ou excursões, em virtude de seu comportamente explosivo.

Uma das possíveis causas para o transtorno é a convivência da criança em um ambiente repleto de brigas, discussões e gritos, sejam dos pais ou tutores.

O Tratamento precisa ser feito em conjunto entre 3 profissionais, o médico psiquiatra, que vai precisar orientar e medicar, o psicólogo, de preferência da linha comportamental para começar a mudança de comportamento da criança e o professor ou pedagogo, para auxiliar na vida escolar.

Se uma criança conhecida apresenta os comportamentos descritos por muito tempo, entre em contato ou peça para os pais procurarem ajuda!

Boa Semana!