Vygotsky

Nascido em 1896 na Bielo-Rússia, Vygotsky foi um dos grandes expoentes dos primórdios da Psicologia, Lev Vygostky, que infelizmente teve uma vida muito curta, foi um pensador complexo, com vistas principalmente às relações sociais e o desenvolvimento intelectual.

A teoria originada pelos estudos de Vygostsy hoje é chamada de socioconstrustivismo e se baseiam na relação das pessoas com os seus ambientes.

Uma de suas frases é bem enfática neste ponto: “Na ausência do outro, o homem não se constrói homem.”, o que significa um posicionamento contrário à todas teorias inatistas, ou seja, que a pessoa já nasce com todas as características de personalidade que vai desenvolver durante toda a sua vida.

Para Vygotskya formação da personalidade acontece de acordo com a relação entre o Homem e a sociedade, como um todo, ao seu redor e ele completa com outra frase bem interessante, “O homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o Homem”, portanto é essa interação que cada pessoa cria com o ambiente em que vive é determinante para a personalidade que será formada. A isso ele deu o nome de “Experiência Pessoalmente Significativa”.

Para ele os processos mentais mais complexos é que diferenciam os humanos de outros animais e essa diferença acontece em virtude do aprendizado, que vai ajudar na formação da consciência e do discernimento.

Sabemos que os humanos nascem com várias capacidades, como por exemplo a fala, mas sem a convivência com outras pessoas, a fala não se desenvolve.

Vygotsky também incluiu o termo “mediação” em sua teoria na qual ele acredita que a relação do sujeito com o mundo é feita por meio de instrumentos, que podem ser concretos, como tratores para a agropecuária e abstratos, como a linguagem. Ambos servem para transformar, seja a natureza, seja a relação do sujeito com sua comunidade.

Tudo isso deixou muito claro para Vygotsky a importância da educação do indivíduo e consequentemente a participação dos pais e professores no desenvolvimento das habilidades e personalidade deles.

Essa percepção é outro diferencial da teoria de Vygotsky, pois em algumas teorias, como a de Jean Piaget, que acreditava ser a criança a condutora do seu aprendizado, sendo a escola apenas um facilitador. Para o bielo-russo todo primeiro contato de uma criança com uma nova atividade, habilidade ou informação deve ser conduzida por um adulto. Após esse primeiro contato é que a criança pode se apropriar do conhecimento ou procedimento e se tornar independente em relação a eles e aos adultos.

Mesmo após mais de 70 anos de sua morte, sua teoria ainda é muito estudada e praticada por psicólogos ao redor do mundo. Boa Semana à todos e até o próximo artigo!