Xenofobia

A xenofobia é o preconceito contra pessoas estrangeiras, ou até mesmo nascidas no local, mas filhos de estrangeiros que carregam a cultura do país de origem dos seus pais ou antepassados.

Desde a antiguidade, quando os humanos começaram a navegar e conhecer outras etnias, a xenofobia existe, principalmente por parte dos Europeus, que eram os viajantes e não conseguiam entender e aceitar diferentes culturas, crenças e valores.

Obviamente, com o passar do tempo isso foi piorando e com a globalização e os movimentos migratórios de refugiados e a inserção de turistas e imigrantes de todas as partes do mundo, a xenofobia ficou ainda mais evidente.

Em uma tradução livre do grego, xenofobia significa aversão ao estrangeiro e apesar do sufixo fobia normalmente representar medo, não é esse o caso aqui, pois fobia vem do grego phóbos (estrangeiro).

Agressões verbais, bullying, piadas de mal gosto e isolamento são as expressões mais comuns de xenofobia, mas infelizmente em muitos casos elas avançam para agressões físicas, atentados e destruição de locais sagrados ou relevantes para a cultura estrangeira.

Um dos casos mais tristes e mais conhecidos de xenofobia no mundo se deu contra os povos de origem semita, que foram levados à morte aos milhões na época do holocausto.

Mas, tão violento quanto o holocausto, foi o holodomor, quando milhões de ucranianos foram deixamos para morrer de fome e frio pelo regime soviético comandado por Stalin, ou seja, mesmo países quase vizinhos, mas culturalmente diferentes não são bem aceitos.

Vemos isso de perto, entre brasileiros e argentinos, que, claro, não se matam, mas nutrem uma certa inimizade quase inexplicável, que muitas vezes é utilizada inclusive por jornalistas como uma “brincadeira”, mas na verdade e uma simples expressão de xenofobia.

Com o advento e aumento frequente das redes sociais e da internet como um todo, a xenofobia fica ainda mais clara em respostas ou comentários cheios de ódio sobre postagens de estrangeiros.

Por terem nascido ou ter origem familiar islâmica, muitas pessoas de países mulçumanos são vítimas de violência no ocidente, como se não houvessem pessoas com pensamentos diferentes daqueles que apenas incitam a guerra e o ódio em nome do Deus em que acreditam.

Outro mal que avança no mundo é o racismo xenofóbico, quando uma pessoa de outra etnia é aceita dentro dos limites do seu país, mas se for oriunda de outra nação sofrerá tanto pelo racismo, quanto pela xenofobia. Por exemplo, um sueco negro é aceito no seu país, mas um negro inglês pode ser ridicularizado ou não aceito na comunidade local. Lembrando aqui que os países citados servem apenas como forma de expressão.

O que precisamos é aprender a respeitar as pessoas, sejam de onde for, seus pensamentos e seus ideais. Viver em sociedade no mundo de hoje é isso, saber que estaremos cercados por diversas culturas e diversos idiomas e respeitar todos, assim como queremos ser respeitados onde quer que formos!