Psicologia Escolar

Semana passada escrevi sobre a importância dos psicólogos no ambiente hospitalar. Esta semana entrarei em outra área, na qual os psicólogos são fundamentais, a educação.

Assim como em todas as áreas, a psicologia escolar também evoluiu muito desde que foi inserida no contexto estudantil.

A princípio, a função do psicólogo era de auxílio às crianças com dificuldade de aprendizado e/ou comportamento. Com o tempo ficou claro que dessa forma, ao colocar o psicólogo para tratar do aluno, a instituição estava se eximindo de seus problemas e de seus educadores e colocando toda culpa na criança.

Hoje a atuação do profissional da psicologia no âmbito da educação é muito maior e mais importante. Com foco nos professores, nas relações de trabalho e na relação aluno-escola.

Os alunos chamados problemáticos, ou com dificuldades são analisados dentro de um contexto mais amplo, que pode envolver não apenas problemas na escola e de aprendizado, mas também dificuldade na relação com pais, outros alunos, insubordinação e vários outras transtornos que precisam ser considerados na sua totalidade e não apenas no período em que ele passa na escola.

Muitas famílias “abandonam” a educação dos filhos, deixando para que a escola, ou seja, professores e funcionários, tentem fazer da criança ou adolescente uma pessoa boa no futuro. Esses pais precisam urgentemente de tratamento e de conhecimento sobre a vida, as tarefas e responsabilidades de cada pessoa e cada grupo na educação dos seus filhos.

Em virtude disso, muitos professores hoje precisam mais do auxílio dos psicólogos na escola, do que os próprios alunos.

Também se torna cada vez mais importante a presença do profissional da área para evitar, controlar, informar e reduzir casos de bullying ou outras agressões direcionadas à alunos ou grupos de alunos, através da conscientização dos colegas.

Todo trabalho de RH desenvolvido dentro da instituição também pode ter a participação dos psicólogos, seja na aplicação e análise de testes para contratação, ajuda na organização de tempo, entre outras tarefas administrativas, mas que envolvem diretamente as pessoas.

Enfim, buscar a harmonia, com organização e consciência, integrando alunos, professores, pais e a instituição, esse é o resumo de toda importância do profissional de psicologia na área da educação.

Boa Semana e até a próxima!