Psicologia Infantil

Psicologia Infantil é a especialidade da Psicologia que acompanha os processos mentais característicos das crianças.
Nas idades mais tenras as descobertas e mudanças nas crianças são diárias e por vezes é difícil e até confuso para os adultos entender e acompanhar o ritmo dessa evolução.

É primordial entender que a criança está em processo de formação da sua personalidade e é preciso respeitar esse processo, entendendo a criança como um ser individual, apesar de sua relação com os pais ou tutores.

O objetivo do trabalho é exatamente trabalhar com o aprendizado, as emoções e percepções, para avaliar e validar se estão de acordo com o esperado para cada faixa de idade.

A Psicologia Infantil trabalha para entender as formas da criança falar, sentir, aprender, imaginar e de que maneira está construindo suas relações com os pais e o meio.
Cada criança tem sua forma individual de interagir com cada característica, e esse conjunto de respostas pode detectar conflitos ou problemas em casa ou com os colegas e tem por objetivo transformar os comportamentos nocivos ou prejudiciais às crianças, normalmente necessitando de mudanças de comportamento das pessoas que convivem com ela.

As atividades realizadas nas sessões em geral são lúdicos, que permitem o entendimento de forma mais simples para a criança e também são adaptáveis, para cada tipo de situação e contexto.

O grande benefício da terapia infantil é que ao lado de um profissional a criança tem maior facilidade para cumprir as etapas de desenvolvimento esperadas para cada fase, criando, assim, independência, para aquilo que já pode ser independente e principalmente, dando início à formação da autoconfiança, que sabemos ser fundamental na fase adulta.

Caso a criança tenha passado, ou esteja passando por algum evento traumático, é ainda mais importante o trabalho, pois normalmente elas tem grande dificuldade de se expressar e externar seus sentimentos e o trabalho com o profissional da psicologia vai fazer com que essa comunicação aconteça de forma mais natural.

Portanto, a psicologia infantil tem vários aspectos positivos e não há um “tipo” de criança que precisa de atendimento, podendo os pais levarem seus filhos para a terapia, mesmo que não exista nada visivelmente que possa o estar incomodando, mas simplesmente para ajuda-lo na sua evolução e crescimento!

Obrigado pela visita ao blog e boa semana!