Avaliação Psicológica

De acordo com a definição do Conselho Federal de Psicologia, a avaliação psicológica é um “processo técnico-científico de coletas de dados, estudos e interpretação a respeito de fenômenos psicológicos, que são resultantes da relação entre o indivíduo e a sociedade, utilizando-se, para tanto, de estratégias psicológicas, métodos, técnicas e instrumentos, cujos princípios éticos e científicos da profissão deverão ser os pontos norteadores.”

Portanto, a avaliação psicológica é importante para analisar, compreender, esclarecer a dinâmica dos processos psicológicos representativos de um indivíduo ou um grupo.

Apesar de ser utilizada em casos individuais e em diversas situações, sabemos que as avaliações, hoje, são muito mais utilizadas e importantes para o setor de RH das empresas.

Os resultados obtidos a partir da avaliação, propiciam ao avaliador dados a respeito do candidato que por vezes não são perceptíveis, seja na entrevista, em dinâmicas ou em outros processos de escolha do melhor candidato.

Certamente o recurso mais importante das empresas nos dias de hoje, é o colaborador, portanto o investimento nas pessoas é prioridade para atingir resultados positivos e seus objetivos.

A parte mais comum e provavelmente mais conhecida da avaliação são os chamados testes psicológicos, que são aplicados em diversas ocasiões, desde decisões judiciais, avaliações de presidiários, até, claro, na seleção de pessoas para trabalhar, mas os testes são apenas uma das ferramentas utilizadas na avaliação, que conta também entrevistas, observações e análise de documentos.

Todas essas ferramentas são utilizadas seguindo um padrão definido, cientificamente avaliado, estudado e fundamentado.

Por intermédio da avaliação, nós psicólogos buscamos informações que nos ajudem a responder questões sobre o funcionamento psicológico dos pacientes e suas implicações.

Sabemos que o comportamento humano é resultado de uma complexa teia de dimensões inter-relacionadas que interagem para produzi-lo.

As avaliações têm um limite em relação ao que é possível entender e prever. Entretanto, avaliações calcadas em métodos cientificamente sustentados chegam a respostas muito mais confiáveis que opiniões leigas no assunto ou o puro acaso

Boa Semana para todos!